Desde 2012 é possível gerar a própria energia elétrica graças à resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) que regularizou a micro e minigeração distribuída no Brasil. O sistema funciona em forma de compensação de energia, permitindo o consumidor instalar pequenos geradores em sua residência, comércio ou indústria e trocar energia com a distribuidora local.
Os paineis solares convertem a luz do sol em corrente contínua
O inversor converte a eletricidade de corrente continua em corrente alternada e envia para o quadro de distribuição da residência
O quadro de distribuição envia a energia produzida para os aparelhos elétricos e o excedente vai para rede de distribuição
O medidor bidirecional computa seu excedente e seu consumo
Caso você não consuma toda a energia solar produzida, o excedente é injetado na rede e você é remunerado com créditos para consumir energia da concessionária.
Se você estiver consumindo mais energia do que o seu sistema está produzindo, você poderá utilizar seus créditos na rede. O custo da energia que você usa durante a noite é compensada pela energia limpa que forneceu a grade durante o dia.